• White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • Google Play ícone social
  • Marcel Oliveira

Uma Linda Lenda de Ogum




Confira lindo Itan (lenda) de Ogum, que conta como este Orixá deu aos homens os segredos para utilizar-se do ferro e, consequentemente, tornou possível um grande desenvolvimento à humanidade!


Na Terra criada por Obatalá, em Ifé, os Orixás e os seres humanos trabalhavam e viviam em igualdade. Todos caçavam e plantavam usando frágeis instrumentos feitos de madeira ou pedra, por isso todo trabalho exigia grande esforço. Com o aumento da população de Ifé, a comida andava escassa; era necessário plantar uma área maior.


Os Orixás então se reuniram para decidir como fariam para remover as árvores do terreno e aumentar a área da lavoura. Ossaim, o Orixá das ervas e plantas, dispôs-se a ir primeiro e limpar o terreno, mas seu instrumento de corte era frágil e se quebrou; e ele não foi bem sucedido. Do mesmo modo, todos os outros Orixás tentaram, um por um; e fracassaram na tarefa de limpar o terreno para o plantio.


Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha dito nada até então, quando todos os outros Orixás tinham fracassado. Ogum pegou seu facão de ferro foi até a mata e limpou o terreno. Os Orixás, admirados, perguntaram a Ogum de que material era feito tão resistente facão. Ogum respondeu que era de ferro, um segredo recebido de Orunmilá.


Os orixás invejavam Ogum pelos benefícios que o ferro trazia; não só à agricultura, mas também à caça e até mesmo à guerra.


Por muito tempo, os Orixás importunaram Ogum para saber do segredo do ferro; mas ele mantinha o segredo só para si. Os Orixás decidiram então oferecer-lhe um reinado em troca de que ele lhes ensinasse tudo sobre aquele metal tão resistente. Ogum aceitou a proposta.


Os humanos também vieram a Ogum pedir-lhe o conhecimento do ferro; e Ogum lhes deu o conhecimento da forja.  Certo tempo depois, todo caçador, guerreiro ou trabalhador da terra teve suas lanças, armas e instrumentos de ferro.


Mas, apesar de Ogum ter cedido ao pedido dos Orixás, antes de mais nada ele era um caçador; certa ocasião, saiu para caçar e passou muitos dias fora numa difícil temporada, quando voltou da mata, estava sujo e maltrapilho.


Os orixás não gostaram de ver seu líder naquele estado, eles o desprezaram e decidiram destituí-lo do reinado. Ogum se decepcionou com os Orixás, pois, quando precisaram dele para o segredo da forja, eles o fizeram rei e agora dizem que não era digno de governá-los.


Então Ogum banhou-se, vestiu-se com folhas de palmeira desfiadas, pegou suas armas e partiu para um lugar distante chamado Irê; construiu uma casa embaixo da árvore de acocô e lá permaneceu. Os humanos que receberam de Ogum o segredo do ferro não o esqueceram. Todo mês de abril, celebram festas em homenagem a Ogum.


Fonte:https://www.raizesespirituais.com.br/confira-lindo-itan-lenda-de-ogum-em-que-ele-da-aos-homens-o-segredo-do-ferro/






101 visualizações
Tarot on line com logo.png
Banner quadrado Tarot.png

Junte-se a Nós e ajude nossos Projetos fazendo uma doação

Umbanda Grátis

Umbanda Grátis está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.umbandagratis.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença no site.

Email: umbandagratis@gmail.com

Phone: 55 21 998549390

Proprietário: Diego Domett

Deixe seu E-mail para ser Notificado de novos Posts e Cursos

Se Inscreva em nosso canal do Youtube

© 2020 Creative Cummons 4.0 - Todos os direitos reservados a Umbanda Grátis |  Termos de Uso  |   Políticas de Privacidade