• White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • Google Play ícone social

Sabedoria Japonesa

Atualizado: Mai 30


Os provérbios japoneses têm como característica uma simplicidade única, porém sempre estão carregados de profundidade e sabedoria, podendo ser utilizados e interpretados de muitas maneiras.


Escolhi alguns que me tocaram nos últimos dias e fiz um breve comentário, deixando minha impressão pessoal, mas sinta-se a vontade para absorver cada um da sua própria maneira.


“Ame futte ji katamaru - Após a chuva, a terra endurece.“

Comentário: Em momentos de dificuldades, temos a oportunidade de crescer e evoluir. Aqueles que enfrentam os problemas de frente, com resiliência e calma, tornam-se mais fortes, melhores, porém sem tornarem-se amargos.


“Não faz mal que seja pouco. O que importa é que o avanço de hoje, seja maior do que o de ontem. Que nossos passos de amanhã, sejam mais largos do que os de hoje.”

Comentário: Não estamos nessa vida para competirmos com ninguém. Estamos nessa vida para evoluirmos e aprendermos. O segredo não é ser melhor que o outro, mas sim, ser um pouco melhor a cada dia. Seja sua melhor versão, a cada amanhecer.





“Uma pessoa que consegue brilhar nas sombras consegue ser feliz em qualquer lugar, em qualquer circunstância.”

Comentário: Somos luz por essência. Carregamos dentro de nós a centelha divina criadora e por isso, temos a força para brilhar em qualquer lugar, em qualquer circunstância. Somos seres divinos em evolução e, se estamos nas sombras, é por termos o poder de levar a luz a escuridão.


“Forte não é a poderosa onda que tudo destrói, mas a pacífica rocha que tudo resiste.”

Comentário: Não é reagindo que demonstramos poder. Não é com a força que atestamos superioridade. A rocha é capaz de permanecer intacta, inerte e impávida aos ataques das ondas até que a maré baixe e a calmaria prevaleça. É mais poderoso aquele que entende que o agressor o faz por ignorância, do que aquele que agride por não saber lidar com as situações.


“Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota.”

Comentário: É importante celebrar cada conquista, para nos mantermos motivados na busca por mais sabedoria. Mas, é imprescindível ter em mente que na vitória, conquistamos algo ao executar o que treinamos para fazer, ou seja, a repetição do que já foi aprendido.

Na derrota, temos a oportunidade de reavaliarmos tudo, e dar-nos a chance de fazer as coisas de maneira diferente, de olhar nossas atitudes e pensamentos por um ângulo diferente, e realmente aprender algo novo.



57 visualizações
Tarot on line com logo.png
Banner quadrado Tarot.png

Junte-se a Nós e ajude nossos Projetos fazendo uma doação

Umbanda Grátis

Umbanda Grátis está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.umbandagratis.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença no site.

Email: umbandagratis@gmail.com

Phone: 55 21 998549390

Proprietário: Diego Domett

Deixe seu E-mail para ser Notificado de novos Posts e Cursos

Se Inscreva em nosso canal do Youtube

© 2020 Creative Cummons 4.0 - Todos os direitos reservados a Umbanda Grátis |  Termos de Uso  |   Políticas de Privacidade