• White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • Google Play ícone social
  • Marcel Oliveira

Qual a Diferença entre Umbanda e Macumba?

Atualizado: há 6 dias



Esta é uma pergunta que muitos fazem e de fato, muitas respostas eu leio e mesmo assim a pergunta permanece constante nas mídias sociais e nos terreiros.


Não só esta pergunta como também," Macumba é um trabalho de magia negativa?", "Macumba é as oferendas deixadas nas esquinas para fazer mal aos outros?" etc.


De fato, este nome se negativou graças as pessoas "mal informadas" que muitas vezes conduzem outras religiões levando aos seus discípulos este tipo de informação descabida e mentirosa para que através do medo, os discípulos que nada sabem à respeito de nossa religião possam fugir da Umbanda ou da Kimbanda e alimentarem os cofres e os bolsos dos mesmos...


Então, farei a minha parte nesta postagem para ajudar a você que tem esta dúvida a responder de forma franca e objetiva.





No Brasil, o culto aos Npungus e Nkisis através dos seus mensageiros -os Ngangas- foi misturado na escravidão com o culto aos Encantados e aos pajés (da cultura tupi-guarani) e com o dos Iorubás, surgindo os seguintes novos cultos, fruto desta miscelânea:

Makumba - vem de "ma-kiumba" (espíritos da noite). Foi assim chamado o mais primitivo culto sincretista no Sul do Brasil (e o primeiro originado no Brasil), dada a sua maior preponderância banto; é dela que descendem os outros cultos afro-brasileiros com influência das nações Angola-Congo, Tupi-guarani, Nagô e a Igreja, nessa ordem. A razão de se chamar makiumba (logo após por deturpação da palavra ficaria makumba ou macumba) foi justamente, porque é um culto que se faz à noite, onde se deveriam chamar necessariamente os espíritos da noite (almas de outros sacerdotes do culto - Eguns ou Ancestrais).


Esta historicamente é a resposta do surgimento da Macumba que usavam um instrumento que chamavam macumba também.


A história de que o culto macumba se chama assim por causa deste instrumento não é totalmente verdadeira e se davam esta resposta era exatamente para proteger o culto dos mal intencionados que usam qualquer tipo de informação para deturpar a fé alheia.

A Umbanda nasce da Macumba!


A palavra Macumba foi deturpada no intuito de enfraquecer os rituais afro-brasileiros tornando-o sinônimo de coisa ruim ou coisa do diabo e esta herança foi transferida para a Umbanda também inclusive.


A diferença entre Umbanda e Macumba é simples:

A Macumba é a origem de todos os cultos afro brasileiros e inclusive deu origem à Umbanda que herdou a cultura Bantu de forma quase integral em seu rito.


A macumba trabalhava com ancestrais mistos, de duas bandas distintas, os que aceitavam a conversão cristã e os que não aceitavam tal conversão.


Da macumba saíram a Quimbanda (ancestrais que não aceitaram a conversão ao cristianismo branco e a Umbanda, ancestrais que aceitaram a conversão e trabalham com o sincretismo dos santos católicos para louvarem seus ancestrais.


Umbanda é de forma geral, uma legião de espíritos ancestrais que aceitaram trabalhar dentro deste sincretismo cristão embora existam vertentes que trabalham muito bem com a Legião de "espíritos rebeldes “a esta conversão e estes, trabalham na linha de preto velho quimbandeiro, caboclo quimbandeiro, Exu e Pomba gira.


Como você pode ver, não há nada de mal, esquisito, forças opostas ou qualquer coisa que o valha.


Seja grato à Macumba pois sem ela, não haveria de fato nem Umbanda e nem Quimbanda no Brasil!


#umbandasagrada #umbanda #umbandasaber #umbandanopeito #umbandaeucurto #umbandatemfundamento #umbandanaalma #umbandaamor #umbandalinda #umbandaeamor #umbandabrasil #umbanda #guiasdeumbanda #dicadeumbanda #umbandaead #espiritualidade #reikibrasil #afro #religião #fé #cursosdeumbanda #teologia #umbandagrátis #deusébomotempotodo #exú #umbandanatural #maedivina #macumba #umbanda #quimbanda #angola

333 visualizações1 comentário
Tarot on line com logo.png
Banner quadrado Tarot.png

Junte-se a Nós e ajude nossos Projetos fazendo uma doação

Umbanda Grátis

Umbanda Grátis está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.umbandagratis.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença no site.

Email: umbandagratis@gmail.com

Phone: 55 21 998549390

Proprietário: Diego Domett

Deixe seu E-mail para ser Notificado de novos Posts e Cursos

Se Inscreva em nosso canal do Youtube

© 2020 Creative Cummons 4.0 - Todos os direitos reservados a Umbanda Grátis |  Termos de Uso  |   Políticas de Privacidade