• Marcel Oliveira

Os Benefícios do Agnocasto



O Agnocasto tem uma função reguladora de FSH, especialmente em mulheres com excesso desse hormônio, que inclusive, pode ser causa de infertilidade, por produzir óvulos sem a maturidade adequada à fertilização. A erva, tanto em homens como em mulheres, “acalma o excesso de sexualidade”. Esta ação é mais visível em homens e em mulheres que tenha a sexualidade muita acentuada. A erva é mais eficiente se utilizada em conjunto com outras ervas que tem a mesma finalidade de uso. Seu arbusto é muito cobiçado como combustível. A erva Vitex negundo é utilizada no Ayurveda com mesmas finalidades. Os gregos chamaram esta erva de Agnus castus, ou seja, casto como um cordeiro, pois acreditavam que a erva estimulava a castidade.


Nome científico

Vitex agnuscastus L.


Nome conhecido

Cordeiro-casto, Alecrim-de-angola, Agno-casto, Árvore-da-castidade, Cordeiro-casto, Flor-da-castidade, Pimenteiro-silvestre (Português), Agnocasto (Italiano), Arbre au poivre (Francês), Chaste tree, Chast berry, Monk’s pepper, Wild lavender (Inglês), Agnocasto, Ajerobo, Casto, Jorobo, Gatillo, Sauzgatillo (Espanhol), Flor d’aloc, Simbla (Catalão), Panjangusht (Sânscrito), Ranukabija (Hindu), Salitzuqui (Basco), Man Jing Zi. (Chinês).


Propriedades medicinais gerais

Antidisentérico, antiestrogênico, anti-inflamatório, antisséptico, calmante, carminativo, diurético, emenagogo, espasmolítico, estimulante da secreção de LH, expectorante, galactagogo, inibidor da secreção do hormônio FSH (em casos de excesso), inibidor da secreção de prolactina, sedante, vulnerário, aperitivo.


Astrologia

O agnocasto é uma planta medicinal regida por Saturno e associada ao signo de Câncer.


Indicações energéticas ou mágicas

Paracelso chamou esta planta de satânica e empregava seus grãos em infusão para curar “os ardores da carne”. Suas propriedades anafrodisíacas já eram conhecidas dos atenienses, os quais colocavam esta planta em seus leitos com a finalidade de conservar a continência.






60 visualizações0 comentário