Orixá Ogum na Umbanda

Atualizado: 30 de Mai de 2020


Orixá Ogum na Umbanda | Umbanda Grátis

Tudo é regido por uma Lei imutável, a Lei do Criador, a ordem das coisas do micro ao macro, em todos os planos de vida e em todos os níveis conscienciais .


Nas esferas superiores de Luz, há lei , ordem, harmonia e essa Lei dá os parâmetros para nosso equilíbrio, evolução e vida no meio em que nos acolhe .


A Lei da Umbanda tanto falada é essa Lei de Deus , justa e poderosa, as outras Leis estão dentro dela : carma,reencarnação, causa e efeito, afinidades. A Lei Maior é o campo de atuação de Pai Ogum, que ordena os procedimentos , os processos e as normas ditadas pelo Divino Criador, usando de meios para anular tudo que esta em desacordo com ela e portando contra a harmonia universal.


No estágio humano, nossa vida precisa ter sentidos a guia-la, para adquirirmos equilíbrio , fortalecimento de nossa crença e existência, firmeza nos princípios que nos regem e no sentimento de amor pelo Criador e sua Criação, nossa Lei não é dualista, ela não diz que podemos fazer o bem com a direita e o mal com a esquerda, ela é reta e portando só podemos fazer o Bem.


Muitos direcionam a maior parte de seu potencial humano na busca da satisfação mundana ( materialista ) e se esquecem que a vida tem sentidos superiores, êxtases verdadeiros . È preciso desenvolvermos a consciência e o virtuosismo , para sermos conduzidos de volta ao Todo, em um estágio superior de evolução. Virtuosismo é colocarmo-nos em equilíbrio perante as Leis que regem toda a criação, vivenciando Deus em nós mesmos, com Fé, Amor,Razão,Lei,Equilíbrio,Conhecimento,Sabedoria e Preservação, é o desenvolvimento de nossos dons , para o caminho da felicidade e para nos tornarmos auxiliares diretos da Lei Maior no socorro aos semelhantes que estão no mesmo caminho que nós.


Os seres desequilibrados , ou desregrados perecem diante da Lei. Desequilibrados são os espíritos que se desvirtuaram ou se viciaram emocionalmente anulando sua razão e capacidade de raciocínio . Como nem sempre ninguém se desequilibra por si só, por traz de um desequilibrado estão outros . No momento da morte o espírito desvirtuado automaticamente é atraído para as esferas cósmicas negativas que vibram mais semelhantemente com ele , desprovidas de Luz ( Trevas ). Ai sofre alteração em seu corpo espiritual se tornando muitas vezes com aparência desumana.





As regiões trévicas aparentam ser um inferno , mas é o melhor que a Lei pode fazer pelos desequilibrados e desregrados, pois seus magnetismos negativos não permitem sua condução para a Luz , pois nela não se sustentariam.


A única forma de sair dessas regiões quando um ser que por livro arbítrio se magnetizou com esses locais é se esgotar de todo seu negativismo interior se reformular em todos os aspectos e sair do negativo e ir para a estaca Zero e clamar de coração pelo resgate luminoso e eterno, pela ajuda de Deus , um simples gesto de auto-reconhecimento dos erros e pedido de perdão já inicia um magnetismo positivo no ser o livrando de amarras negativas.


Ogum é a Lei que tudo direciona o tempo todo em todas as direções corretas , é a Lei Maior Universal, o comandante das Milícias Celestes da Luz, sempre vigilante reto como uma lança e cortante como uma espada e rígido como um escudo, Salve Ogum!


Data Comemorativa: 23 de Abril

Cor: Vermelho e Azul Escuro.

Pontos de força: Campos e Encruzilhadas.

Símbolos: Estrela de Cinco Pontas, Espada e Espadas Cruzadas.

Pedras: Granada, Hematita, Magnetita, Rubi, Sodalita.

Ervas: Espada de São Jorge, Quebra-demanda, Aroeira, Babosa, carqueja, Limão Bravo, Coroa de Ogum, Abre Caminho e Folhas de Pitanga.

Flores: Cravo Vermelho, Rosa Vermelha e Antúrio Vermelho.

Frutas: Banana, Ameixa, Uva Rosê, Abacate, Pitomba, Ciriguela, e Lima da Pérsia.

Bebidas: Cerveja Clara, Vinho Tinto e Água de Rio.


Oferendas a Ogum


Ao poderoso Senhor da Guerra e dos Caminhos, pede-se: aberturas dos caminhos profissionais, novas oportunidades, trabalho, vitórias justas e merecidas, força para enfrentar as provações, proteção contra os inimigos, quebras de demandas, ajuda para mudanças de cidade, estado ou país, movimento.


OFERENDA 1


ELEMENTOS:

7 carás pequenos com a casca (apenas escaldados em água quente)

3 cebolas cortadas em fatias no sentido do comprimento

azeite de dendê para regar

1 cerveja clara pequena (sem gelar)

1 vela (metade branca, metade vermelha)

7 folhas de couve, arrumadas em círculo, com os cabos para fora.

Entrega:

Após arrumar as folhas de couve, colocar os carás, enfeitar com as cebolas e

regar com o dendê. Abrir a cerveja, derramar nas folhas de couve.

Acender a vela.

————————————————-

OFERENDA 2


ELEMENTOS:

500g de feijão cavalo cru

1 cebola cortada em fatias no sentido do comprimento, para enfeitar o feijão

azeite de dendê para regar o feijão

1 coité (recipiente que é metade de uma casca de côco ou madeira)

1 cerveja clara pequena, colocada no coité

1 vela(metade vermelha, metade branca) 1 recipiente para vela (forminha metal)

7 folhas de couves arrumadas em forma de círculo, com os cabos para fora

Entrega:

Arrumar um monte de feijões no centro das folhas de couve, enfeitar com as cebolas e regar com o dendê. Colocar a cerveja no coité, acender a vela no recipiente, esperar queimar, recolher o lixo reciclável.