• White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • Google Play ícone social

O médium esponja

E aí, galera, beleza?

Hoje decidi falar sobre um assunto muito recorrente entre os umbandistas: o médium esponja. Por que será que algumas pessoas são afetadas por energias e espíritos muito mais do que outras?

Popularmente na Umbanda, chamamos de médium esponja aquele que se sente mais influenciado, muitas vezes passando até mal com enjoos, tonturas e outros sintomas desgostosos da mediunidade. Essa influência geralmente acontece de maneira psicológica, por exemplo: pra algumas pessoas, o fato de imaginar que pessoas tem inveja dela e que estão querendo "colocar olho gordo" num determinado projeto pode fazer com que ela aumente suas defesas psíquicas e se blinde contra possíveis ataques vindo de onde ela imagina ou não. Já pra outras pessoas, o fato de supor essa inveja pode fragilizar ainda mais o mental, abrindo brecha pra possíveis ataques ou trocas energéticas que podem fazer com que ela se sinta mal.


O próprio fato da pessoa ser considerada "médium esponja" ou reforçar o discurso de que "sempre passa mal quando vai a X lugar" já é o tipo de condição ideal pra que ela não seja um canal energético, mas um acumulador. Explico: ser médium é conseguir fazer com que energias fluam por você, utilizar isso para ajudar os outros e a si e perceber essas trocas internamente ou externamente, com os guias ou com o mundo em geral. Quando essa relação de intermediário começa a aprisionar energias que deveriam ser liberadas, essa sensação aparece. É interessante aprender a condensar energia quando são aquelas que nos deixam felizes, mas saber nos livrar daquelas que não nos fazem bem.

Essa questão está diretamente relacionada ao desenvolvimento mediúnico. Não é pra ser algo natural um médium passar mal várias e várias vezes, principalmente se este médium já passou por certo tempo de desenvolvimento. Não é pra gente naturalizar esses sintomas ruins da mediunidade, muito pelo contrário, precisamos sempre que possível trabalhar para diminuir essas sensações.

Será que realmente estamos tão vulneráveis ou a nossa conexão com os nossos guias e

orixás são capazes de nos ajudar a nos defender de possíveis ataques? Aí é que está: precisamos sempre nos apoderar da responsabilidade pelo que nos afeta, e saber usar a ajuda da espiritualidade para transformar essa situação. A gente nunca ouve dizer sobre médium esponja de sensações boas... é sempre de coisas ruins, não é? Então tem algo aí que podemos explorar.

A nossa capacidade de trocar com o mundo serve das duas maneiras. Se você percebe que está sendo afetado ou afetada demais por energias que não são boas, comece a prestar atenção aonde estão as coisas boas da vida pra se influenciar cada vez mais por elas. Ambas as coisas estão no mundo, cabe um olhar atento pra gente se conectar com o que realmente pode nos fazer mais felizes.


Ah, e se você curtiu esse assunto e se identificou, aqui na plataforma tem o curso do Marcel Oliveira sobre defesa espiritual e psíquica que pode te ajudar! Clica aqui pra dar uma olhadinha


Um beijo, e até a próxima!


Stephani Scatolini





103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A tal da Saudade...

Vovô Bento de Aruanda Por Otavio Vicario Muraca Muito de “ocês” já sentiram saudade uma vez na vida. E quero, se assim for de seu interesse, falar um pouco desse sentimento que é odiado por muitos e

Tarot on line com logo.png
Banner quadrado Tarot.png

Junte-se a Nós e ajude nossos Projetos fazendo uma doação

Umbanda Grátis

Umbanda Grátis está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.umbandagratis.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença no site.

Email: umbandagratis@gmail.com

Phone: 55 21 998549390

Proprietário: Diego Domett

Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Deixe seu E-mail para ser Notificado de novos Posts e Cursos

Se Inscreva em nosso canal do Youtube

© 2020 Creative Cummons 4.0 - Todos os direitos reservados a Umbanda Grátis |  Termos de Uso  |   Políticas de Privacidade