• White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • Google Play ícone social
  • Marcel Oliveira

O Culto da Kimbanda Parte 1

Atualizado: Mai 30



Salve queridos irmãos e irmãs, sejam bem vindos ao mundo da esquerda na Umbanda.


Iniciarei uma série de posts que serão fontes de conhecimentos importantes para quem quer realmente aprender desde a origem da formação da esqueda em nossa religião até a formação dos reinos de Quimbanda que hoje conhecemos e tanto trabalhamos.


Estou apenas começando esta jornada!


Vem comigo e vamos entrar neste mundo de Força, Vitalidade, Vida e muito Axé!

Kimbanda na África:

Em terras bantas, muito antes da chegada do branco, já existia o culto aos ancestrais (chamados depois no Brasil de "guias"). Também era conhecida a palavra "mbanda"(Umbanda) significando "a arte de curar “ou o "culto pelo qual o sacerdote curava". Os sacerdotes da Umbanda eram conhecidos como "Kimbandas"(Ki-mbanda=comunicador com o Além).

Quando chegam os portugueses e têm contato com os reinos bantos, procuram comercializar com eles de um jeito pacífico. Mais tarde, o Rei Kongo (manikongo) descendente do primeiro ancestral Kongo divinizado "Tatá Akongo"converte-se ao catolicismo, também fazem o mesmo todos os seus vassalos. Pôde-se apreciar então, que os negros Bantos eram evangelizados ainda na África, por vontade própria, fazendo eles mesmos, em sua terra, sincretismos entre Santos e Nkisis.




Porém, uma parte Banta não aceitou, nem adotou a evangelização, então tramaram uma revolução contra o rei do Congo para se mostrarem opostos ao homem branco e os Santos, começaram a dizer que eram o Diabo. Esses povos bantos eram os Bagandas, Balundas e Balubas.

Depois de um tempo os Bagandas em revolta conquistaram a região de Angola e logo após quase todo o reino Congo (que era formado por vários reinos vassalos). Um dos reis Bagandas foi Ngola Mbandi, de onde provém o nome de Angola. Esses revolucionários estavam apoiados pelos grandes feiticeiros e guardiões das tradições bantas. Sua bandeira era formada pelas cores da tribo dominante: vermelho e preto (muito depois seriam as cores de Angola). Os Luba-Lunda, que ajudavam na guerra contra os brancos e os reinos congos evangelizados usavam na bandeira as cores vermelha, preta e branca.

Devo também dizer que depois de muito tempo de paz entre portugueses e congos, um dos descendentes do Rei do Congo para não perder o reino, decidiu de unir ao pensamento das outras tribos, pegando novamente seu nome africano e declarando guerra contra os portugueses, aliando-se com o resto dos povos bantos.

Os portugueses por seu lado, levaram-se milhares de escravos bantos para o Brasil, e entre eles se encontravam partidários dos dois grupos bantos: os evangelizados e os defensores das tradições. Este último grupo, já no Brasil, continuou em estado de revolta, contrário a tudo que vinha do branco, e em parte "inimigo “dos escravos feiticeiros que sincretizavam os Nkisis com os Santos.

Na próxima postagem escreverei como se desenvolveu a Kimbanda aqui no Brasil.

Abraço a todos os irmãos e irmãs de fé.




#umbandasagrada #umbanda #umbandasaber #umbandanopeito #umbandaeucurto #umbandatemfundamento #umbandanaalma #umbandaamor #umbandalinda #umbandaeamor #umbandabrasil #umbanda #guiasdeumbanda #dicadeumbanda #umbandaead #espiritualidade #reikibrasil #afro #religião #fé #cursosdeumbanda #teologia #umbandagrátis #deusébomotempotodo #exú #reicongo #kimbanda #quimbanda #marceloliveira

1,469 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A tal da Saudade...

Vovô Bento de Aruanda Por Otavio Vicario Muraca Muito de “ocês” já sentiram saudade uma vez na vida. E quero, se assim for de seu interesse, falar um pouco desse sentimento que é odiado por muitos e

Tarot on line com logo.png
Banner quadrado Tarot.png

Junte-se a Nós e ajude nossos Projetos fazendo uma doação

Umbanda Grátis

Umbanda Grátis está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.umbandagratis.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença no site.

Email: umbandagratis@gmail.com

Phone: 55 21 998549390

Proprietário: Diego Domett

Deixe seu E-mail para ser Notificado de novos Posts e Cursos

Se Inscreva em nosso canal do Youtube

© 2020 Creative Cummons 4.0 - Todos os direitos reservados a Umbanda Grátis |  Termos de Uso  |   Políticas de Privacidade