Exú Mirim na Umbanda e seu mistério de atuação.

Atualizado: 30 de Mai de 2020



Exú Mirim e seu mistério de atuação. (por Rubens Saraceni)


Exú Mirim, pouco conhecido, pouco cultuado e muito desconhecido. Em um bom estudo, sobre essa grande entidade que atua constantemente na nossa amada umbanda, pude descobrir tamanha e ímpar descrição dada ao mistério Exú Mirim por Rubens Saraceni.


Em nossa amada Umbanda, muito se fala sobre o mistério Exú Mirim, sendo uma irradiação de um espírito infantil que atua na linha de esquerda (pólo negativo), assim como os Erês que atuam na direita (pólo positivo).


Muito mais do que essa simples definição nos é dada nesse estudo realizado por Rubens Saraceni, nos direcionando um conhecimento espiritual onde o mistério do Orixá Exú Mirim atua como fator regredidor das ações humanas no pólo negativo.


Exú Mirim é um poder divino manifestado em seu mistério infantil, em um contexto geral, ele atua regredindo o nosso progresso quando feito mal uso de nossas faculdades pessoais, mediúnicas e dons para ações que nos prejudicam e principalmente prejudicam o próximo.


Em conformidade com todo o contexto da linha de esquerda Exú e Pombogira, que atuam, desvitalizando, neutralizando e vitalizando condições através da magia e do seu mistério para o nosso progresso e proteção em todos os campos e irradiações dos nossos amados orixás, os Exús Mirins também realizam o mesmo mistério magístico com a diferença de nos regredir por ações negativas de nossa iniciativa, que nos façam prejudicar o próximo e a nós mesmos, onde nos é tirado faculdades as quais fazemos mal uso durante nossa caminhada, para que através dessa regressão possamos identificar a necessidade de reaprender as reais necessidades para evolução espiritual e progresso.





Nessa mesma condição são as Pombogiras meninas, o mistério feminino da linha Mirim ou de esquerda. São entidades maravilhosas de um poder maravilhoso no positivo (ação) e de um poder temível no negativo (ação).


De acordo com lendas e mitos, o mistério de Exú Mirim e sua linha de trabalho é atuar nos mostrando como crescer, em sua constante busca pela evolução e seu crescimento, nos privando de liberdades e conquistas adquiridas após feito mal uso da mesma por nós, onde a regressão nos faz sentir no nosso íntimo a real importância que aquilo tinha em nossa vida e não soubemos fazer uso.


Não deixe de assistir essa maravilhosa aula de Rubens Saraceni, sobre essa entidade tão atuante em nossa amada Umbanda.


Acesse pelos links abaixo:


Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=bVE9JJjDhZE (postada no blog)


Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=7tn17aBPFDY


Parte 3 - https://www.youtube.com/watch?v=zbrliZqtEDA


Parte 4 - https://www.youtube.com/watch?v=50y0dv2Vk_c



#exú #umbanda #exúmirim #pombogiramenina #pólonegativo #rubenssaraceni

29 visualizações0 comentário