• White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • Google Play ícone social
  • Marcel Oliveira

A Linha do Oriente na Umbanda

Atualizado: Mai 30





Salve meus irmãos e minhas irmãs de Fé!


Hoje contarei um pouquinho da esquecida linha do Oriente.


De fato muitos veículos umbandistas abordam esta Linha com muita propriedade e minha função aqui é apenas deixar registrado uma bom materia acerca da Linha do Oriente na qual tenho muito carinho e de fato trabalho.


Pretendo mais para frente fazer um curso online de introdução a esta linha.


Espero que gostem.


Um forte abraço para todos!


A LINHA DO ORIENTE:


A Linha do Oriente é parte da herança da Umbanda brasileira. Ela é composta por inúmeras entidades, classificadas em sete falanges e maioritariamente de origem oriental.


Apesar disso, muitos espíritos desta linha podem apresentar-se como caboclos ou preto velhos. O Caboclo Timbirí (caboclo japones) e Pai Jacó (Jacob do Oriente, um preto velho bastante versado na Cabala Hebraica), são os casos mais conhecidos. Hoje em dia, ganha força o culto do Caboclo Pena de Pavão, entidade que trabalha com as forças espirituais divinas de origem indiana. Mas nem todos os espíritos são orientais no sentido comum da palavra. Esta linha procurou abrigar as mais diversas entidades, que a princípio não se encaixavam na matriz formadora do brasileiro (índio, português e africano).





A Linha do Oriente foi muito popular de 1950 a 1960, quando as tradições budistas e hindus se firmaram entre o povo brasileiro. Os imigrantes chineses e japoneses, sobretudo, passaram a frequentar a Umbanda e trouxeram seus ancestrais e costumes mágicos.


Antes destas datas, também era comum nesta Linha a presença dos queridos espíritos ciganos, que possuem origem oriental. Mas tamanha foi a simpatia do povo umbandista por estas entidades, que os espíritos criaram uma "Linha"Independente de trabalho, com sua própria hierarquia, magia e ensinamentos. Hoje a influência do Povo Cigano cresce cada vez mais dentro da Umbanda.


Existem muitas maneiras de classificar esta Linha e este pequeno artigo, não pretende colocar uma ordem na maneira dos umbandistas estudarem esta vertente de trabalho espiritual. Deixo a palavra final para os mais velhos e sábios, desta belíssima e diversificada religião. Coloco aqui algumas instruções que colhi com adeptos e médiuns afinados com a Linha do Oriente.


Namaste e Salve o Oriente!


CARACTERÍSTICAS DA LINHA DO ORIENTE:


Lugares preferidos para oferendas: As entidades gostam de colinas descampadas, praias desertas, jardins reservados (mas também recebem oferendas nas matas e santuários ou congás domésticos).


Cores de Velas : Rosa, amarela, azul clara, alaranjada ou branca.


Bebidas: Suco de morango, suco de abacaxi, água com mel, cerveja e vinho doce branco ou tinto.


Tabaco: Fumo para cachimbo ou charuto. Também utilizam cigarro de cravo.


Ervas e Flores: Alfazema, todas as flores que sejam brancas, palmas amarelas, monsenhor branco, monsenhor amarelo.


Essências: Alfazema, olíbano, benjoim, mirra, sândalo e tâmara.


Pedras: Citrino, quartzo rutilado, topázio imperial e Topázio.


Dia da semana recomendado para o culto e oferendas semanais: Quinta-Feira.


Lua recomendada (para oferenda mensal): Segundo dia do quarto minguante ou primeiro dia da Lua Cheia.


Guias ou colares: Colar com cento e oito contas (108), sendo 54 brancas e 54 amarelas. Enfiar sequencialmente uma branca e uma amarela. Fechar com uma firma branca. As entidades indianas também utilizam o rosário de sândalo ou tulasi de 108 contas (japa mala). Algumas criam suas próprias guias, segundo o mistério que trabalham.


CLASSIFICAÇÃO DA LINHA DO ORIENTE


Suas Falanges, Espíritos e Chefes:


01- Falange dos Indianos:

Espíritos de antigos sacerdotes, mestres, yogues e etc. Um de seus mais conhecidos integrantes é Ramatis. Está sob a chefia de Pai Zartu.


02-Falange dos Árabes e Turcos:

Espíritos de mouros, guerreiros nômades do deserto (tuaregs), sábios marroquinos, etc... A maioria é muçumana. Uma Legião está composta de rabinos, cabalistas e mestres judeus que ensinam dentro da Umbanda a misteriosa Cabala. Está sob a chefia de Pai Jimbaruê.


03- Falange dos Chineses, Mongóis e outros Povos do Oriente:

Espíritos de chineses, tibetanos, japoneses, mongóis, etc. Curiosamente, uma Legião está integrada por Espíritos de origem esquimó, que trabalham muito bem no desmanche de demandas e feitiços de magia negra. Sob a Chefia de Pai Ory do Oriente.


04- Falange dos Egípcios:

Espíritos de antigos sacerdotes, sacerdotisas e magos de origem egípcia antiga, sob a chefia de Pai Inhoaraí.


05-Falange dos Maias, Toltecas, Astecas e Incas:

Espíritos de xamãs, chefes e guerreiros destes povos. Sob a chefia de Pai Itaraiaci.


06-Falange dos Europeus:

Não são propriamente do Oriente, mas integram esta Linha que é bastante sincrética. Espíritos de sábios, magos, mestres e velhos guerreiros de origem européia: romanos, gauleses, ingleses, escandinavos, etc. Sob a chefia do Imperador Maucus I.


07-Falange dos Médicos e Sábios:

Os espíritos desta falange são especializados na arte da cura, que é integrada por médicos e terapeutas de diversas origens. Sob a Chefia de Pai José de Arimatéia.


A FALANGE DOS MÉDICOS DO ASTRAL:


Vamos estudar um pouco , uma falange bem conhecida dentro da Umbanda, relacionada com a Linha do Oriente e normalmente colocada na sétima hierarquia da mesma: a Falange dos Médicos ou Curadores. Comandada pelo sábio José de Arimatéia (Yosef Ha-Aramataiym), um discípulo oculto do Mestre Jesus, ela agrupa inúmeros terapeutas do corpo e da alma.


Tradições ocultas nos contam que José, um rico membro do tribunal rabínico de Jesuralém, depois de conseguir um lugar para Jesus ser sepultado, viajou para o Ocidente trazendo o Santo Graal.


Ele teria aportado nas costas britânicas com alguns discípulos, salvando o objeto mais precioso do cristianismo. José de Arimatéia, ao chegar onde hoje é a Inglaterra no ano de 36 D.C.,encontrou lá os poderosos sacerdotes druidas e fez uma especial troca de ensinamentos e segredos esotéricos.


Desde então, uma misteriosa escola nasceu e continuou pelos séculos. A Umbanda brasileira, legítima herdeira do esoterismo cristão, também trabalha espiritualmente com esta herança.


A Linha do Oriente, que contém a Falange de José de Arimatéia e a Falange dos Europeus demonstra esta riqueza admirável.


A Falange dos médicos do astral é uma egrégora composta de centenas de trabalhadores espirituais. Na maioria das vezes, eles foram em suas últimas encarnações, médicos, curandeiros, raizeiros, benzedores e rezadores. Este exército de caridade é classificado em sete agrupamentos ou Legiões (alguns as chamam de Povos).


I- Legião dos Doutores ou Médicos:

Composta por doutores da medicina ocidental convencional ou homeopatas: Dr André Luiz, Dr. Rodolfo de Almeida, Dr. João Correia, Dr. José Gregório Hernandéz, entre outros.


II- Legião dos Médicos Orientais:

Terapeutas orientais, especialistas em fitoterapia, acumpultura, massagem e nas principais disciplinas médicas tradicionais da Ásia: Ramatis, Mestre Agastyar, Babaji.


III- Legião dos Curandeiros:

Curandeiros e Xamãs nativos das Américas, África e Oceania : Caboclos e Pretos Velhos, feiticeiros tradicionais, alguns Exus - como o Exu Curador, Seu Maramael por exemplo.


IV- Legião dos Rezadores:

Rezadores, benzedores e os praticantes da medicina religiosa ou espiritual. Aqui encontramos todos os que curavam pela imposição das mãos, fé e oração: Pai João Maria de Agostinho, Pai João de Camargo, Vó Nhá Chica, Mestre Phillippe de Lyon, abade Julio.


V- Legião dos Raizeiros:

Praticantes da medicina folclórica e mágica regional. São os mestres juremeiros brasileiros, os ervateiros ou chamarreiros das Américas e todos os especialistas na flora, fauna e minerais curativos: Dom Nicanor Ochoa, Mestre Inácio, Mestre Carlos de Oliveira, Mestre Rei Heron, Mestre Zé Pelintra.


VI- Legião dos Cabalistas e Alquimistas:

Espíritos dos velhos cabalistas e alquimistas, conhecedores dos segredos das plantas e cristais: Pai Isaac da Fonseca (primeiro cabalista brasileiro), Nicolau Flameu, Paracelsus, Pai Jacó.


VII- Legião dos Santos Curadores:

Santos Católicos celebrados como médicos, curandeiros ou especialistas na cura de alguma doença: Santa Luzia - olhos, Santa Ágata - Seios, São Lázaro - doenças de pele, São Bento - envenenamentos.


E por fim, agradeço um grande amigo meu de longa data que me cedeu este material há muitos anos atrás e que mais tarde viralizou de forma incompleta em vários sites e postagens durante muito tempo.


Obrigado E.P!




#umbandasagrada #umbanda #umbandasaber #umbandanopeito #umbandaeucurto #umbandatemfundamento #umbandanaalma #umbandaamor #umbandalinda #umbandaeamor #umbandabrasil #umbanda #guiasdeumbanda #dicadeumbanda #umbandaead #espiritualidade #reikibrasil #afro #religião #fé #cursosdeumbanda #teologia #umbandagrátis #deusébomotempotodo #exú #umbandanatural #maedivina #linhadooriente #umbanda #marceloliveira



587 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

A tal da Saudade...

Vovô Bento de Aruanda Por Otavio Vicario Muraca Muito de “ocês” já sentiram saudade uma vez na vida. E quero, se assim for de seu interesse, falar um pouco desse sentimento que é odiado por muitos e

Tarot on line com logo.png
Banner quadrado Tarot.png

Junte-se a Nós e ajude nossos Projetos fazendo uma doação

Umbanda Grátis

Umbanda Grátis está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.umbandagratis.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença no site.

Email: umbandagratis@gmail.com

Phone: 55 21 998549390

Proprietário: Diego Domett

Deixe seu E-mail para ser Notificado de novos Posts e Cursos

Se Inscreva em nosso canal do Youtube

© 2020 Creative Cummons 4.0 - Todos os direitos reservados a Umbanda Grátis |  Termos de Uso  |   Políticas de Privacidade